A Influência da Globalização na Radio Sociedade

    A Radio Sociedade foi a pioneira no Brasil em fornecer Educação à Distância via radio, e posteriormente via a revista Electron. Esses cursos, como mencionamos na postagem anterior, eram focados em Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Esses cursos oferecidos refletem, mesmo que sutilmente, como o mundo se encontrava, sendo assim um reflexo do aumento da globalização na Radio Sociedade e, por consequência, na educação a distância fornecida pela mesma.

    Primeiro existe a questão do fim recente da 1ª Guerra Mundial, que resultou na vitória de Inglaterra e França e no aquecimento da economia Norte-Americana ao auxiliar na reconstrução europeia. A França por muito tempo tem sido uma das potências mundiais, e à época da fundação da radio, o francês e a literatura francesa faziam parte dos cursos oferecidos.

    Isso se deve ao fato de, por muito tempo, devido ao poder econômico e político da França, o idioma francês ter sido o oficial para as relações entre os países. De fato, ainda hoje, embora tenha perdido considerável espaço para o inglês, o francês é adotado pela ONU como segundo idioma de diálogo internacional, é o 5º mais falado no mundo e o 3º entre os empresários. Além disso, o idioma também foi por um período considerável o mais utilizado na escrita de artigos científicos. Esses fatos combinados resultaram como sendo, ao lado do Português e do Esperanto, um dos idiomas ensinados pela Radio Sociedade, com foco extra na literatura francesa.

    À época, estavam se erguendo e difundindo as tecnologias de comunicação para a população em geral e não apenas dentro do governo, as quais o fundador Roquette-Pinto acreditava serem fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Especificamente no Brasil, as tecnologias de Radiotelegrafia e Telefonia já vinham se encontrando em desenvolvimento, porém ainda capazes de realizarem mais. Fazia apenas sentido que a Radio Sociedade, após o papel de seu fundador na regulamentação do radio no Brasil, procurasse incentivar de outras formas o desenvolvimento das formas de comunicação.

    Destaca-se também a existência do curso de Esperanto, idioma inicialmente artificial e neutro cujo primeiro livro foi lançado em 1887. O idioma encontrava-se em ascensão, e atualmente é recomendado e reconhecido pela UNESCO. Embora a UNESCO só tenha se pronunciado sobre o valor do idioma na cultura, ciência e educação em 1954 (tendo sido criada em 1946), já em 1923 a Radio Sociedade se dedicava a ensiná-lo, demonstrando o quanto Roquette-Pinto se preocupava de fato com a educação e a função da radio, uma vez que, apesar da ascensão, o Esperanto ainda se tratava de um idioma restrito e, de certa forma, ainda sem valor aos poderosos.

    Por fim, o curso de Silvicultura - ciência que estuda formas naturais e artificiais de restaurar, melhorar, manter, reaproveitar e usar conscientemente florestas de forma a atender exigências de mercado -, oferecido na década de 1920, cerca de 50 anos antes da primeira Conferência de Estocolmo. Esse curso possivelmente trata-se de um reflexo da instituição, em 1921, do Serviço Florestal do Brasil, e talvez de tentativa de luta contra o intenso período de desmatamento iniciado em 1922. Não se pode esquecer também que, entre 1920 e 1930, foi implantada a cultura de eucalipto em Minas Gerais, algo que também pode ter influenciado na escolha de cursos oferecidos.

   É possível perceber, mesmo através de uma análise breve e superficial, como os cursos à distância escolhidos pela Radio Sociedade procuravam, de certa forma, preparar seus sócios e ouvintes no que, à época, mundialmente, eram considerados os melhores indicadores de cultura, ciência e desenvolvimento, demonstrando o quão dedicada a Rádio era desde sua fundação à educação.



Fontes:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/frances-e-o-5-idioma-mais-falado-do-mundo-e-o-3-entre-os-empresarios,75089a5022f1a6ac97757b00f41680aezh2zyd1i.html
http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/R%C3%81DIO%20SOCIEDADE%20DO%20RIO%20DE%20JANEIRO.pdf
https://pt.linkedin.com/pulse/hist%C3%B3ria-da-telefonia-brasil-francisco-oliveira
http://www.esperanto.com.br/conheca/historia-do-esperanto/
http://www.esperanto.com.br/conheca/o-esperanto/
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fmcbqcwh02wyiv80kxlb36vbkge01.html
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/article/viewFile/509/7641
http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=21&sid=33
Roquette-Pinto, V.R. Roquette-Pinto, o rádio e o cinema educativos. REVISTA USP, São Paulo, n.56, p. 10-15, dezembro/fevereiro 2002-2003
Acesso em 11 de Agosto de 2018


Autoras: Viviane Carmo da Silva Cardoso, Natalia Teixeira, Maria Domingas, Gabrielle Vizcaino

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