A Radio Sociedade Brasileira


    O marco histórico da implantação da primeira rádio no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio de 1923, o jornal correio da manhã. Teve a participação cerca de 300 pessoas, entre professores, engenheiros, médicos, advogados, industriais, estudantes e operários no gabinete de Physica da Escola Polytechnica sobre a presidência do Dr. Henrique Morize. O professor Morize mandou proceder a eleição do conselho diretor, que por proposta do Dr. Dulcídio Pereira, foi escolhido por aclamação entre os aplausos dos presentes. O conselho diretor ficou assim constituído:
    - Presidente - Henrique Morize:
    - Secretário - Roquete Pinto
    - Tesoureiro – Demócrito Lartigaut Seabra
    - Diretores – Francisco Lafayette, Carlos Guinle, Luis Betin Paes Leme, Alvaro Osório de Almeida, Costa Lima e Mário de Souza

    A primeira emissora do Brasil teve como propósito de abordar a comunicação educativa, cultural e artística. Veio para possibilitar a difusão do conhecimento ao utilizar a mais alta tecnologia daquela época, a radiodifusão.

    Levou aos confins do Brasil: notícias, informações, reflexões e entretenimento para a população.

    A 1ª transmissão experimental, foi ao ar no dia 1º de maio de 1923, Dia do Trabalho, utilizando o prefixo PR1-A e, após PRA-2. Em 1936 a Rádio Sociedade passou a se chamar Rádio Ministério da Educação.

    Era transmitida diariamente, teve também esse material impresso na revista Rádio também de sua criação, publicada de 1923 a 1926 que logo após passou a ser editada com o nome Electron.

  Eram publicadas duas edições mensais contendo 48 páginas cada uma. As revistas eram distribuídas aos associados e comercializadas em pontos de venda localizados em todos os estados brasileiros.

    A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, oferecia curso à distância via radio de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro.

    História da Sociedade:
    - 23 de Abril de 1923: Fundação na Sala Acadêmica de Ciêncas
    - 11 de Maio de 1923: devido o governo considerar o rádio uma arma secreta e o equipamento precisar ser adquirido pelos membros da sociedade, havia a necessidade de soltar os ouvintes da prisão. Assim, à essa data, Roquette Pinto usou estudos de regulamentos estrangeiros para justificar a regulamentação da lei particular e os apresentou para o ministro da Justiça e dos Negócios Interiores.
    - 21 de Agosto de 1923: Radio Sociedade recebe licença para irradiar e inscrever sócios
    - 7 de Setembro de 1923: iniciam transmissões regulares
    - 1925: Albert Einstein transmite de viva voz suas impressões da Radio Sociedade
    - 1926: Mary Curie profere conferências no anfiteatro de Física da Escola Polytecnica, então irradiadas pela Radio Sociedade
    - Decreto 20.047 de 1931: radiocomunicação com finalidade educacional
    - Decreto 21.111 de 1932: transmissões necessitam aumentar potência da antena, o que demanda busca por recursos financeiros
    - 1936: para não perverter função da Radio Sociedade, Roquette Pinto doa a mesma para o Ministério da Educação e Saúde
    - Atualmente: Rádio MEC

Fontes:
Roquette-Pinto, V.R. Roquette-Pinto, o rádio e o cinema educativos. REVISTA USP, São Paulo, n.56, p. 10-15, dezembro/fevereiro 2002-2003
Acesso em 11 de Agosto de 2018


Autoras: Viviane Carmo da Silva Cardoso, Natalia Teixeira, Maria Domingas, Gabrielle Vizcaino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Influência da Globalização na Radio Sociedade